terça-feira, 28 de setembro de 2010

OCUPAÇÃO MCP/MST NO PAÇO MUNICIPAL - REPERCUSSÃO NA IMPRENSA

MST invade e ocupa o gabinete da prefeita de Fortaleza

publicado em 28/09/2010 - 10:38 por Egídio Serpa
Na manhã desta terça-feira, 28, cerca de 500 pessoas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST) e do Movimento dos Conselhos Populares (MCP) ocuparam o térreo e o primeiro piso do Paço Municipal de Fortaleza, no Centro da cidade, onde funciona o Gabinete da prefeita. Os manifestantes fazem parte da Comuna 17 de abril, uma ocupação de terra no bairro José Walter que é organizada pelos dois movimentos desde abril deste ano.
Os movimentos colocam a realização de uma audiência com a prefeita Luizianne Lins, sem a mediação de assessores ou representações, como condição para pôr fim à ocupação do prédio. Eles reivindicam a regularização do terreno ocupado no José Walter e a construção de moradia para as 1.200 famílias que vivem hoje na Comuna 17 de Abril.


Integrantes do MST e MCP ocupam Paço Municipal

Eles reivindicam a regularização do terreno ocupado no José Walter e a construção de moradias. Os movimentos cobram uma audiência com a prefeita Luizianne Lins

28.09.2010| 09:50

*
*
Compartilhar
* Enviar
* Imprimir
* Corrigir
* -+Mudar tamanho

Cerca de 500 pessoas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST) e do Movimento dos Conselhos Populares (MCP) ocuparam, na manhã desta terça-feira, 28, o térreo e o primeiro piso do Paço Municipal de Fortaleza, onde funciona o Gabinete da prefeita Luizianne Lins.

Segundo o movimento, os manifestantes fazem parte da Comuna 17 de abril, uma ocupação de terra no bairro José Walter que é organizada pelos dois movimentos desde abril deste ano.

Os movimentos cobram a realização de uma audiência com a prefeita, sem mediação de assessores ou representações, como condição para pôr fim à ocupação do prédio.

Eles reivindicam a regularização do terreno ocupado no José Walter e a construção de moradias para as 1.200 famílias que vivem hoje na comuna.

Redação O POVO Online

Manifestantes do MST desocupam Paço Municipal

Decisão foi tomada após reunião, nesta tarde, com representantes da Prefeitura. É esperada que uma reunião com o Governo do Estado nesta quarta decida a questão da apropriação do terreno no bairro José Walter

28.09.2010| 16:48

*
*
Compartilhar
* Enviar
* Imprimir
* Corrigir
* -+Mudar tamanho

Após uma reunião com representantes da Habitafor, os manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST) e do Movimento dos Conselhos Populares (MCP) decidiram desocupar o Paço Municipal.



Foram concedidos benefícios aos manifestantes, como distribuição de cestas básicas, lonas para barracas, que serão cedidas pela Defesa Civil, além do compromisso de que 40 crianças serão matriculadas em escolas do bairro e de que serão realizados cadastro dos manifestantes em postos de saúde no bairro José Walter.

Está marcada para as 9 horas desta quarta-feira, 29, uma reunião entre representantes do MST e a Secretaria das Cidades, do Governo do Estado, para definir a questão do terreno no José Walter.
Redação O POVO Online

Manifestantes do MST ocupam Paço Municipal de Fortaleza
Por Equipe do Blog em: Fortaleza | 9:44

Bandeira do MST na grade do Paço Municipal (Reprodução TV Jangadeiro) n

Atualizada às 16h54min

Cerca de 300 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST) e do Movimento dos Conselhos Populares (MCP) ocuparam o térreo e o primeiro piso do Paço Municipal de Fortaleza, no Centro, onde funciona o Gabinete da prefeita Luizianne Lins. A ocupação aconteceu na manhã desta terça-feira (28) e Guarda Municipal foi chamada ao local. Eles deixaram o local por volta das 15h, após a prefeitura receber uma comissão formada por dez manifestantes.

Na próxima quinta-feira (30) alguns representantes do MST vão se reunir com o Ministério Público para reivindicam a regularização do terreno ocupado no José Walter e a construção de moradia para as 1.200 famílias que vivem atualmente na Comuna 17 de Abril.

Segundo informações do movimento, os manifestantes fazem parte de uma ocupação de terra no bairro José Walter que é organizada pelos dois movimentos desde abril deste ano. Eles queriam uma audiência com a prefeita, sem a mediação de assessores ou representações, como condição para pôr fim à ocupação do prédio. Mas se contentaram com a reunião realizada por três representantes do Governo Municipal.

Conflito no José Walter

Neste mês de setembro, a TV Jangadeiro exibiu uma reportagem que mostrou o conflito existente entre os ocupantes do terreno no bairro José Walter e os moradores mais antigos do bairro. Uma onda de assaltos a residências e estabelecimentos comerciais tem assustado a área e moradores acusaram os bandidos se esconderem dentro da ocupação. Segundo eles, os crimes aumentaram depois que a ocupação do terreno aconteceu. Enquanto isso, os líderes do movimento negam qualquer tipo de ligação da ocupação com os assaltos.

Para ver a reportagem, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário