quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ocupação “RAÍZES DA PRAIA” e a luta contra a especulação imobiliária

03 de julho, sexta-feira, três e meia da madrugada: moradores da região da litorânea da cidade compreendendo os bairros: Morro da Vitória, Serviluz, Caça e Pesca e Lagoa do Coração, organizados através do Movimento dos Conselhos Populares – MCP, ocupam o terreno baldio na Av. Clóvis Arrais Maia.

O terreno pertence ao grupo OTOCH e encontrava-se abandonado a mais de vinte anos, sem cumprir qualquer tipo de função social. A ocupação ganhou o nome de RAÍZES DA PRAIA. O nome não é por acaso, há anos os moradores dessa região vem sendo gradativamente deslocados para os lugares mais distantes da cidade, tendo em vista o interesse de investimentos imobiliários nessa região.

Por volta das 17h aparece uma viatura do Ronda do Quarteirão que avisa que, caso os moradores insistissem em permanecer no local, que agüentassem as conseqüências. Imediatamente após a saída da polícia, policiais do Ronda vestidos à paisana e ARMADOS, invadem o local e começam a ameaçar as pessoas com armas, enquanto destroem os barracos construídos.

Os ocupantes não oferecem resistência e são violentamente agredidos. Um adolescente é espancado e fica inconsciente. A ação fora frustrada com a intervenção do GATE que, ao passar pelas imediações, impediram que a agressão continuassem. Os policiais deram entrada no 12° DP , onde foi aberto o inquérito.

Não é novidade o uso de milícias armadas pelos grandes proprietários imobiliários na defesa dos seus “investimentos”. O Movimento dos Conselhos Populares vem a público hoje, denunciar o grupo OTOCH , pelo o que fora ocorrido nesta última sexta-feira, na ocupação RAÍZES DA PRAIA.

Esse fato está ligado expressa a forma com que esses grupos costumam agir sempre que se encontram o seu sagrado direito de propriedade questionado pela luta de pessoas que não tem onde morar.

A ocupação RAÍZES DA PRAIA vai resistir contrariando a violência do grupo OTOCH e a conivência do poder público que se mantém alheio a essa realidade, seja através da impunidade para com casos de violência como estes, seja através do seu descaso político para com o problema da habitação.

A ocupação RAÍZES DA PRAIA vai resistir porque acreditamos que a sociedade não ficará indiferente à nossa denuncia e à nossa revindicação de continuar morando no lugar onde nascemos e onde vivemos.

POVO QUE OUSA LUTAR
CONSTRÓI O PODER POPULAR!!!!!!!!!!!

Fortaleza, 04 de julho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário